O Investigador de Sótãos

Selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2011), do Ministério da Educação do Brasil.

Eanes é um menino solitário e difícil. Na sua festa de aniversário ele não resiste à tentação de investigar mais um sótão, mas dessa vez é pego em flagrante. Para compensar o susto e o mal-estar que causou ao senhor Butzen, Eanes é obrigado a ajudá-lo a cortar a grama de seu quintal. Começa aí a grande amizade entre um menino de dez anos e um senhor idoso, uma amizade cheia de histórias vindas da Itália. O menino vai sentir que está se transformando, está crescendo.

Até o dia em que não pode mais contar com a presença do velho senhor Butzen. O sofrimento de Eanes é descomunal, mas ele vai descobrir que a amizade é um sentimento eterno, que sempre vale a pena cultivar. E a amizade entre o menino e o velho senhor deixará um fruto, que estará sempre presente na vida de toda a família. O senhor Butzen, maior amigo e parceiro de Eanes em suas descobertas mais recentes, também será responsável por devolver a visão a seu pai, por meio de um transplante de córneas.

O Investigador de Sótãos é uma novela juvenil envolvente e comovente e trata, além de amizade, de um tema que todos nós deveríamos discutir mais e com mais abertura: doação de órgãos. “Eu queria escrever uma história que misturasse amizade, mitologia e doação de córneas. Rapidamente Eanes e o senhor Butzen foram tomando forma, e foram aparecendo as histórias em que o Etna é a personagem principal. Eu acho que criei uma história gostosa de ler e que adultos, jovens e crianças vão curtir”, diz o jovem autor, de apenas 18 anos.

Indicado para 5º a 8º ano do Ensino Fundamental para trabalhar literatura e literatura juvenil, este livro abre uma boa discussão sobre amizade entre diferentes, aceitação, vida familiar, doação de órgãos, mitologia etc. É também um estímulo a que os alunos produzam seus textos, como Eanes faz no final do livro, quando ele compreende tudo o que aconteceu e decide contar a própria história.



***
Leia o primeiro capítulo agora, aqui.
Para comprar o livro, clique aqui.